terça-feira, 19 de setembro de 2017

REVITALIZAÇÃO DO CIEJA SANTANA/ TUCURUVI

Escola é sinônimo de vida... inúmeras histórias são delineadas a partir do momento que se ingressa em uma educação formal. Quem nunca passou na calçada de uma escola e sentiu a energia que emana dos muros desse espaço? Sinal tocando, pessoas saindo e entrando na troca de um turno, estudantes em grupos, a juventude encontrando seu lugar nos rostos de meninas e meninos que se transformam a cada dia. 

O CIEJA representa para muitos de nossos alunos a possibilidade de aprendizado, um desafio calcado pelo retorno aos estudos, o convívio com a diversidade, o encontro geracional garantido pela presença de jovens, adultos e idosos. Nesse contexto, a escola ganha ainda mais importância e espaço de referência para todos que dela fazem parte.

Estar em um ambiente bem cuidado, limpo, organizado de que se orgulha ressignifica o sentimento de pertença e os benefícios atingem a todos.

O trabalho inicial de pintura da fachada foi o princípio de sucessivas ações que ocorreram para tornarmos esse espaço cada vez mais acolhedor. A revitalização dos espaços educativos, precisa compreender essa diversidade presente no CIEJA, entrando na mesma sintonia para jovens, adultos, idosos pessoas com e sem deficiência.

Desse modo, fomos em busca de uma linguagem que fosse capaz de atingir aos jovens e derrubar preconceitos em torno do grafite. Foram mais de 20 artistas que transformaram os muros do CIEJA num importante veículo de comunicação urbano, transmitindo mensagens de cunho político, social, humanitário, mas sobretudo de caráter artístico.


Imagem antes da revitalização



Imagem após a revitalização



















 


Após a ação, alguns alunos nos procuraram para dizer que a escola tinha ficado muito bonita e que sentiam vontade de vir em outros momentos só para tirarem fotos. 

A revitalização na entrada do CIEJA com mais cor e a utilização do Paisagismo por meio de um jardim, melhoraram a estética da nossa escola tornando o ambiente muito mais agradável. Foi um investimento nesse espaço de convívio social, lugar de encontros, conversas, compartilhamentos e também de cunho educativo, pois aqui se aprende a respeitar o espaço do outro.




 





Assim como também o Espaço de Convívio, após a pintura e com a mudança da localização da lixeira ficou ainda mais bonito, sendo utilizado pelos professores para algumas aulas externas e também temos o privilégio de programarmos momentos agradáveis durante nossa JEIF conforme imagens abaixo:








Assim como bem retrata Milton Santos: 

“O território é o chão e mais a população, isto é uma identidade, o fato e o sentimento de pertencer àquilo que nos pertence. O território é a base do trabalho, da residência, das trocas materiais e espirituais e da vida, sobre as quais ele influi. Quando se fala em território deve-se, pois, de logo, entender que está falando em território usado, utilizado por uma população.” Milton Santos, 2003. 

O CIEJA Santana/ Tucuruvi tem a sua identidade, e o “sentimento de pertencer aquilo que nos pertence” faz a nossa história... possibilita a apropriação desse território que é meu, seu, nosso! Esse espaço que é utilizado por sujeitos históricos, que se constitui e é constituído por esse chão, esse bairro, essa DRE, essa cidade. 

Viviane Moreiras (Coordenadora Pedagógica)
e Equipe Gestora


Nenhum comentário:

Postar um comentário